Publicidade evento Churrascaje 2024

Decisão judicial reforça expansão bilionária da Eldorado Brasil, com investimento que deve ultrapassar R$ 20 bilhões

Foto: arquivo
Rogério Potinatti
15/4/2024
às
9:00

Na última terça-feira (9), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou por unanimidade a proibição de transferência de ações ou poder de gestão da Paper Excellence sobre a Eldorado Celulose.

Essa decisão histórica impulsiona o projeto de expansão da Eldorado, que visa um investimento de 20 bilhões de reais, concebido há aproximadamente uma década.

Na prática, isso significa que esta decisão liberaria a construção da 2ª linha da fábrica de celulose em Três Lagoas.

Conforme divulgado pela Eldorado Brasil, empresa da holding J&F, a nova unidade fabril deverá criar 10 mil empregos diretos no período de construção.

Quando pronta, irá dobrar a capacidade produtiva atual, com salto na produção anual de 1,8 milhão para 4,2 milhões de toneladas de celulose, consolidando sua posição entre as maiores produtoras do Brasil.

Disputa bilionária

O veredito do tribunal fortalece a determinação anterior do desembargador Rogério Favreto e anula a decisão de uma arbitragem que conferia poderes de veto à Paper Excellence na gestão da Eldorado, enquanto esta disputava a empresa brasileira com a J&F Investimentos nos tribunais.

A Paper Excellence, empresa sino-indonésia, havia ameaçado paralisar a construção da segunda linha até que a disputa fosse resolvida a seu favor. Contudo, sem respaldo da decisão arbitral, a empresa estrangeira se encontra em minoria no Conselho de Administração e na assembleia de acionistas da Eldorado.

Em outubro de 2023, Wesley Batista, acionista da J&F Investimentos, anunciou que a construção da segunda linha estava nos planos de investimento do grupo para os próximos dois anos, reforçando o compromisso com o crescimento e desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul.

A J&F Investimentos, controlada pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, vendeu a empresa por R$ 15 bilhões para a C A Investment Brasil em 2 de setembro de 2017. No entanto, os donos da JBS se arrependeram do negócio com a valorização meteórica da celulose e recorreram para cancelar a venda.

Atualmente, os Batistas possuem 50,59% das ações da Eldorado, enquanto a CA Investment tem 49,41%.